quinta-feira, 5 de julho de 2007

Como vamos de ensino???

Alguma vez seria a primeira. Abandono momentaneamente os sentimentos pessoais e passo a descrever uma situação que vivo em conjunto com todo o corpo docente da minha escola.
Sou professora há vários anos (muitos) e como é do conhecimento geral e, se não é deveria ser, quando um ano lectivo acaba, começa a planificar-se de imediato o próximo que, embora pareça estar distante, não está assim tanto dado o número de coisas que têm que ser planificadas e executadas.
Até aqui todos de acordo, mas...

...chegaram novas directrizes e o trabalho avoluma-se em catadupas, ou seja, trabalho necessário somado a «resmas» senão mesmo «paletes» de relatórios perfeitamente dispensáveis ou então disparatados.
Só falta mesmo pedirem-nos um relatório relativamente ao consumo de ar que respiramos!
Assim sendo, para a elaboração desses inúmeros relatórios precisamos aceder aos nossos dados, aos livros que temos em casa, a todo um conjunto de materiais didácticos, grelhas de avaliação, etc. que não é viável levar para a escola.

Pensámos:

«Os relatórios vão ser feitos em casa»

Errámos ao pensar assim porque para além de todo este avolumar de trabalho que se veio juntar à normal preparação do novo ano lectivo que se avizinha, surgiu nova directriz:

«Caros colegas «stores», vai estar um livro para assinar no Conselho Executivo diariamente e têm obrigatoriamente que cumprir na escola 4 a 5 horas diárias. A escola tem alguns computadores (poucos), tragam o que precisam de casa e trabalhem aqui. Além do mais, como as aulas acabaram acabou o trabalho de casa, pelo que deveriam estar na escola 35 horas.»

Estamos chocados, até porque não é com vinagre que se apanham moscas... e, pessoalmente, em tantos anos de trabalho, nunca precisei que me impusessem um horário rígido e um local de trabalho determinado para que as tarefas que me proponho realizar apareçam feitas...
muito pelo contrário...
E não me digam que os professores trabalham pouco!

Em forma de conclusão, só mais uma coisa...

«DEIXEM-NOS VIVER EM DEMOCRACIA»
.
Musicallis

3 comentários:

BF disse...

Onnde está ela? A Democracia?! cada vez está mais encolhida...quase preciso de lupa para a ver restajar tentando se reerguer.....

Beijos
BF

musicallis disse...

Também, o que é que querias se deixaram murchar os cravos todos...
Beijinhos floridos

irneh disse...

A papoila sugeriu-me este teu espaço, para eu não achar que estou sozinha!!!
Olha eu acho que nós devíamos ter, como os camiões, uma espécie de tacógrafo que registasse todas as horas que trabalhamos em casa e na escola para cumprirmos tudo aquilo que temos pela frente, sobretudo quando temos turmas enormes do secundário. Queria ver quem é que ficava a dever horas a quem!!!

Beijinhos

Beijinhos